Sobre English

Casa Capitão

De terça-feira a domingo.
Rua do Grilo, 119

Beato Innovation District
contact@casa-capitao.com

A Casa Capitão é um espaço cultural no Beato, em Lisboa. Com programação contínua e multidisciplinar, é um espaço de criação, experimentação e partilha que promove o cruzamento de expressões contemporâneas.

Acreditamos na cultura como ação, força crítica e coletiva. Um lugar de liberdade e desobediência, onde se cruzam vozes, experiências e visões do mundo diversas e em diálogo. Assumimos uma posição clara contra todas as formas de opressão. Na nossa casa não há lugar para discursos xenófobos, racistas, sexistas, LGBTfóbicos ou discriminatórios. Acolhemos quem cria e quem participa. Valorizamos a liberdade artística, o pensamento crítico, a escuta atenta e o fazer em comum. Programamos cultura com consciência, compromisso e sentido de futuro.

A Casa Capitão nasceu em 2020 como um pop-up cultural, num gesto espontâneo de reação em plena pandemia. Durante dois verões (2020 e 2021), o espaço acolheu mais de 600 atividades — entre concertos, DJ sets, exposições, mercados, performances, oficinas e conversas. Este impulso temporário deu lugar a uma visão de futuro: Em 2022, iniciámos as obras de requalificação para dar corpo a um projeto cultural contínuo, pensado ao longo dos últimos cinco anos.

A Casa Capitão acolhe marcas culturais com identidade própria. São programas curatoriais autónomos que exploram áreas específicas da criação contemporânea, em sintonia com os valores e a missão da Casa. Cada um propõe uma linha de programação contínua, com foco temático, linguagem própria e relação direta com públicos diversos.

O LIVRO COMO PONTO DE PARTIDA. O Quiosque é um espaço com uma programação própria que tem no livro e no pensamento crítico o ponto de partida para cruzamentos artísticos e disciplinares. Explora a palavra escrita e falada em diálogo com outras práticas, da música às artes performativas, das exposições às oficinas, promovendo o debate, a experimentação e a relação direta com leitores, autores, criadores e outros públicos.

A MÚSICA COMO PONTO DE ENCONTRO. Baile é um espaço de programação focado na música e na dança enquanto práticas culturais enraizadas na cidade. Com base em géneros populares e urbanos, explora as sonoridades que moldam a identidade musical de Lisboa e promove a criação de experiências coletivas na pista de dança.

A GASTRONOMIA COMO PRÁTICA CULTURAL. Mesa é um programa que explora a gastronomia como uma prática cultural e de partilha. Com foco em encontros entre chefes, criadores e o público, promove uma abordagem criativa e interdisciplinar da comida, com uma programação cultural que parte da diversidade de sabores e histórias que alimentam a nossa cultura.

Equipa

DIREÇÃO_
Gonçalo Riscado
João Riscado

PROGRAMAÇÃO_
Marta Gamito
Catarina Branco
Pedro Azevedo
Inês Do Canto
Sara Aires

PRODUÇÃO_
Bruna se Souza
Mafalda Marques
Bê Duarte
Mafalda Baptista
Duarte Barreiros

COMUNICAÇÃO_
Babi Barbalho
Filipe Gonçalves
Gabriela Abreu
Mera Martins

FINANCEIRO_
Rui Sanches
Assel Apetato

OPERAÇÃO_
João Nogueira
Sebastião Pinto
Miguel Costa

CHEFS DE COZINHA_
Bernardo Agrela
Nuno Coelho

Log-in

Sign-up

Será enviado um e-mail com a confirmação do registo.

Recuperar Password

Receberá um e-mail com instruções sobre como redefinir a sua senha.

Quando?

Por?

Para quem?

O quê?

Onde?

Acesso?