PHLORYSTA ed. VI
Horários:
inauguração: 16:00 – 21:00
ter – sex: 15:00 – 19:30
sáb, dom e seg: visitas por marcação prévia (contactar +351 919 515 984)
A PHLORYSTA é um projecto curatorial da autoria de João Viotti, um artista visual que tem vindo a participar, organizar e fazer curadoria de várias exposições (quer de carácter independente quer de natureza institucional). A PHLORYSTA é um dos seus projectos
independentes que foi maturando ao longo dos últimos 4 anos. Inicialmente sediado no Mercado do Rato, o ciclo de exposições vai agora para a sua sexta edição, e apresenta-se pela primeira vez com o pé de fora do seu berço no coração do Rato, rumando
temporariamente até ao rio, na Casa do Capitão.
Esta edição sui-generis da PHLORYSTA, subtitulada Instauração da Resplandecência, que inaugura no dia da Restauração da Independência (como não poderia deixar de ser), vai contar com a presença de 12 artistas contemporâneos, nacionais e internacionais, frutos da selecção cuidadosa e da confiança íntima do curador. Como ilustra o texto citado do convite, João Viotti apresenta uma exposição que explora as relações entre os artistas e os seus irmãos, reforçando o poder revitalizante das duplas, procurando assim sanar a competitividade menos saudável ao abrir portas às cumplicidades natas e comprovadas pelo “tempo que por nós dois passou”.
Ironicamente, no dia de 20 de Março deste ano, estavam a decorrer os preparativos para realizar um evento neste mesmo âmbito, coincidindo simbolicamente com a entrada na estação da Primavera, bem como o 4o aniversário do projecto PHLORYSTA. No entanto, face às circunstâncias pouco ortodoxas que se vieram a fazer norma neste ano, o evento foi naturalmente cancelado para o bem da saúde pública. À luz destas circunstâncias, o projecto requisitou o apoio da Linha de Apoio de Emergência ao Setor das Artes, orientada pela DG-Artes, pelo Ministério da Cultura e pelo Fundo De Fomento Cultural, com o qual se tornou possível trazer à superfície esta última e mais robusta edição da PHLORYSTA,
transplantada pela primeira vez para fora do Mercado.
Toda a estética da divulgação desta iniciativa tem sido desenhada e desenvolvida por João Viotti, contribuindo assim para estabelecer uma identidade visual característica – algo que considera importante para reiterar a natureza menos ortodoxa do contexto no qual a PHLORYSTA vai operando, e pondera operar – nos interestícios que separam a racionalidade do romantismo.
A exposição terá lugar no 1º piso da Casa do Capitão, e está prevista inaugurar no dia 1 de Dezembro, podendo ser visitada durante as tardes de semana até ao dia 18 do mesmo mês, incluindo também um regime de visitas por marcação aos fins-de-semana.
Para esta VI Edição da PHLORYSTA, foram convidados os artistas Francisco Pinto, Ghiorgos Anisakis, Ivan da Silva, Carlos Trancoso, Flora Bradwell e Isobel Atacus, juntamente com os irmãos Xavier Xavier e Bruno Xavier, os irmãos Bruce Paulino da Silva e Roger Paulino da Silva, e as gémeas Mariana Tudela e Matilde Tudela, expondo cada um (ou cada dois) as suas obras, cujas práticas vão desde a pintura, à fotografia, escultura, instalação, ao desenho e até à performance.
Para mais informações, é possível consultar o site do João Viotti
[http://cargocollective.com/joaoviotti/P-H-L-O-R-Y-S-T-A] e aceder ao separador da PHLORYSTA, ou seguir as páginas de instagram da PHLORYSTA [@phlorysta], bem como o perfil de facebook [https://www.facebook.com/PHLORYSTA].