voltar

Guarda Rios + Mbye Ebrima

11 de Julho, 11:00
5€ _ comprar bilhetes

Guarda-Rios é um pássaro a 3 vozes: João Neves, Susana Nunes e Mariana Camacho. Cada um com percurso musical distinto, apresentam-se agora em formato trio. Juntou-os o interesse pela música popular portuguesa e pela exploração livre da voz, premissas que sustentam o projeto. Tendo as canções de raiz tradicional como ponto de partida, aventuram-se na criação espontânea e em tempo real de arranjos vocais a capella. Daí resulta um repertório vivo que se transforma organicamente a cada performance.
Em Guarda-Rios, os cantores exploram as dualidades entre a ruralidade e a urbanidade; o adquirido e o incerto; a estrutura da canção e o acaso da improvisação; a estabilidade do que herdam do passado e a mutabilidade do presente. É a partir desta liberdade que se dá espaço para que as canções recuperem a sua vida social.
Juntos desde 2019, apresentaram-se já em Esposende, Lisboa, Copenhaga e Berlim.

Mbye Ebrima, mandinga, korista, compositor, cantor e contador de história oral, nasceu em Jarra Soma, na Gâmbia, em 1988, numa família djéli, os Mbye, tocadores de Kora e reputados conhecedores e divulgadores da história oral mandiga-kaabunké há muitas gerações. O pai de Ebrima, El – Hadji Alieu Mbye, é um korista de relevância internacional e um dos grandes conhecedores da história oral da região. Do lado materno, Ebrima descende de uma outra importante e antiga família djéli de tocadores de kora, os Cissoko da Casamamce. A mãe, Jabou Susso é cantora em performances de música tradicional mandinga. Tendo sempre vivido sob influência deste instrumento, aos 15 anos Ebrima começa a estudar Kora de forma autodidata, com uma aprendizagem fomentada pela experiência musical dos seus progenitores e existência da Escola de Música de Maali’s, fundada e dirigida pelo seu pai. Em 2013, Ebrima partiu para o Senegal. Algumas semanas depois, para o Zimbabwe e daqui para Tanzânia. Em 2014 foi para Alemanha a convite do diretor da companhia de dança Mother Africa Circus Company. Em 2015, fixou residência em Portugal, onde ainda hoje reside e trabalha como músico.

 

INFORMAÇÕES SOBRE A BILHETEIRA
  1. O bilhete adquirido dá apenas acesso a esta sessão de concerto.
  2. De acordo com a regras em vigor para este estabelecimento, os bilhetes comprados para as sessões após as 20:00 pressupõem a obrigatoriedade de consumo do serviço de restaurante.
  3. Devido às regras de distanciamento social e de forma a garantir a lotação mínima necessária para a realização deste espectáculo, a compra de bilhetes por mesa obriga a uma compra de grupo na quantidade mínima de lugares estipulado para cada mesa.
  4. Caso tenha adquirido um número de lugares abaixo da lotação máxima da mesa e pretender completá-la, por favor entre em contacto para reservas@casa-capitao.com.
  5. Pede-se aos clientes que desinfetem as mãos à entrada e à saída do espaço.
  6. Utilizar máscara sempre que não estiver sentado na sua mesa.