voltar

Cine Hub Lisboa: The Human Scale de Andreas Dalsgaard

21 de Julho, 19:00
3€_comprar bilhete

A Startup Lisboa, em parceria com o IndieLisboa e Casa do Capitão, lança o Cine Hub Lisboa, um pequeno ciclo de cinema documental que explora visões sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo e a influência que estes exercem na modelação e evolução da sociedade.

Esta primeira edição irá falar sobre as Cidades e explorá-las sob os ângulos da arquitetura e do urbanismo, estando a exibição do primeiro documentário agendada para as 19h00 do dia 21 de julho no Hub Criativo do Beato, no edifício da Fábrica do Pão. Andreas Dalsgaard abre o ciclo com ‘The Human Scale’, um documentário que retrata a análise do comportamento humano nas megacidades, resultado de um estudo de 40 anos do arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl, que constata que as cidades modernas repelem a interação humana. O crescente excesso populacional, o pico do petróleo, as mudanças climáticas, a solidão e graves problemas de saúde devido ao estilo de vida atual são alguns dos problemas também abordados. Compreender porquê que os humanos repetem os seus dias entre o cubículo de uma secretária, o habitáculo de um carro ou o apartamento de alguns metros quadrados, gastando horas de vida no trânsito caótico ou enclausurados em prédios. Porquê? Para quê? É possível construir cidades e novos modos de vida que levem em consideração as necessidades humanas?

Um ciclo sobre as Cidades que pede uma reflexão. Como seriam as megacidades se fossem realmente construídas para os humanos? Haverá algum dia de sonho, no futuro, em que as megacidades não sejam ruidosas, stressantes e poluídas? Os humanos conseguirão viver em maior plenitude, em comunidade e em maior contato com a Natureza? Que evoluções tecnológicas irão influenciar este futuro? Um estudo publicado em março pela Harvard Business School revela que, dos 1.500 trabalhadores remotos entrevistados durante a pandemia, 81% não quer voltar para o escritório ou prefere um modelo híbrido. Em junho, a CNN noticia uma onda de pedidos de demissão por trabalhadores que não querem voltar ao escritório e, só em abril, despediram-se 4 milhões de norte-americanos. Wall Street, Bank of America, Morgan Stanley, Goldman Sachs, e outras grandes multinacionais estão a pressionar os seus trabalhadores a voltarem para o seu local de trabalho. Forças opostas a traçarem uma mudança de paradigma justificada pela vontade dos humanos quererem ser mais humanos e exigirem melhor qualidade, de tempo e de vida. A sociedade despertou e este ponto de viragem deve-se unicamente ao facto de ser possível trabalhar à distância, graças à tecnologia e à inovação. Esta é uma oportunidade para repensar as cidades e os estilos de vida pré-estabelecidos. Reavaliar o urbanismo, a arquitetura dos espaços de trabalho e de residência, readequar os espaços para vivência em comunidade e investir na ligação à Natureza. E o melhor sítio para fazer esta reflexão é aqui, no Hub Criativo do Beato, no espaço do futuro.

INFORMAÇÃO ADICIONAL SOBRE A FÁBRICA
  • O acesso à Fábrica do Pão é feito através da entrada da Casa do Capitão (Rua do Grilo, 119)
  • Uso obrigatório de máscara durante o espetáculo.
  • À entrada, será feita a medição de temperatura corporal e solicitada a higienização das mãos.
  • A saída do espaço é feita por filas e segundo orientação da equipa de frente de sala.